sábado, 1 de novembro de 2008

A minha perspectiva sobre Portugal na UE


O balanço da presença de Portugal na União Europeia é obviamente muito positivo.

Desde logo, no plano económico e financeiro porque foi possível, com a ajuda da comunidade, modernizar o país e a sua economia, aligeirando as desigualdades sociais e recuperando uma parte significativa do atraso económico e social em relação aos restantes estados-membros.

De igual modo é positivo no plano político, pois a adesão de Portugal à Europa foi um factor determinante para a consolidação do regime democrático e para a qualidade do funcionamento das suas instituições.

Mas o balanço é, sobretudo, positivo no plano cultural e civilizacional porque a adesão permitiu romper com paradigmas isolacionistas e soberanistas do passado que eram factores importantes e decisivos no atraso do país, abrindo ao cidadão português os horizontes de um novo espaço social e politico de cuja fruição só podem resultar benefícios no futuro.


As perspectivas de futuro são também muito positivas.

É indispensável, contudo, que os agentes políticos e sociais estejam disponíveis e sejam capazes, de manter Portugal no núcleo decisivo e condutor da política europeia nos próximos anos.

Neste quadro é também fundamental que as ajudas financeiras e técnicas, que nos são disponibilizadas, sejam colocadas ao serviço do desenvolvimento económico e da coesão social, de forma eficaz e coerente pois só dessa forma será possível retomar rapidamente a trajectória de convergência económica com a União Europeia que foi perdida recentemente.
Por: Pragneche

Sem comentários: